Uma janela para o futuro

 

Imagine poder verificar em tempo real seu estado de saúde, como a pressão sanguínea ou os níveis de glicose, em imagens projetadas diretamente sobre sua retina, como uma tela convencional flutuando no espaço à sua frente. Coisa de filme? Nem tanto. Esta é uma das inúmeras apostas da tecnologia médica para o ano de 2025, que estão incluídas no site O Futuro da Medicina, lançado pela One Health neste mês.

O conteúdo, baseado em pesquisas científicas, palestras internacionais e publicações especializadas, traz uma perspectiva do que a tecnologia será capaz de fazer pela nossa saúde nos próximos 20 anos. Periodicamente, serão publicadas ali as últimas novidades e tendências em diagnósticos, tratamentos, sensores, implantes e dispositivos móveis. “Nossa ideia é trazer aos clientes do plano e ao público em geral as informações mais relevantes sobre as tendências do universo de healthcare”, diz Gabriel Matias, Planejador de Marketing Digital da Darwin House, empresa do Grupo Amil responsável pelo desenvolvimento do site.

Segundo ele, o formato do site levou um ano para ser desenvolvido. “Para criar o conteúdo, nossa equipe passou seis meses consultando diversas fontes”, conta. Uma delas foram os livros do inventor e futurólogo Raymond Kurzweil, autor de The Age of Intelligent Machines (1990), que fala de inteligência artificial, e Singularity is Near (2005), sobre os avanços colossais da tecnologia em um curtíssimo espaço de tempo – considerados referência em todo o mundo.

Novidades como neuropróteses [dispositivos para substituir funções motoras, sensoriais e cognitivas] e optogenética [combinação de ótica e genética para compreender melhor o processamento de informações no cérebro], além de algumas ideias futuristas, como a visão em realidade aumentada e o implante de telas sob a pele, por exemplo, são apresentadas de forma rápida e simples, com detalhes sobre suas possíveis aplicações no tratamento e na prevenção de problemas de saúde. O diferencial, segundo Matias, está no pioneirismo. “Esse modelo de site não tem similar no Brasil. Poucas pessoas têm acesso às informações que trazemos, que muitas vezes ficam restritas a profissionais e executivos da área médica”, ressalta.

O Futuro da Medicina pode ser acessado clicando aqui (http://futurodamedicina.com.br) ou pelo portal institucional da One Health (www.onehealth.com.br).

fotos: Divulgação
Techmed