Pílulas

CANECA INTELIGENTE
Em meados de 2017, a Starbucks, uma das maiores redes de café do mundo, anunciou o lançamento da Ceramic Smart Mug, desenvolvida em parceria com a Ember. Trata-se de uma caneca de cerâmica inteligente. Conectada a um smartphone, a caneca consegue deixar a bebida que você está consumindo na temperatura ideal, escolhida por você. O item conta com um LED RGB, que mostra ao consumidor a temperatura da bebida, e depende totalmente do celular para funcionar. A peça vem com uma bateria acoplada, que pode ser recarregada sem fio em uma base inclusa. O item sai por US$ 80 nos Estados Unidos e recebeu o prêmio de “Melhores Invenções de 2017” pela Time Magazine.
Saiba mais:  https://ember.com

___________________________________________________________________________________

SUPERMERCADO DO FUTURO
Com 167 metros quadrados, a Amazon inaugurou, em janeiro deste ano, a Amazon Go, seu primeiro mercado que não precisa de caixas ou atendentes. Localizado em Seattle, nos EUA, os clientes precisam apenas de um aplicativo instalado no celular para realizar suas compras. À medida que um item é retirado da prateleira, o app armazena a informação em um carrinho virtual. Ao sair da loja, o valor total da compra é cobrado do cartão de crédito, sem a necessidade de encarar filas ou usar moedas e cartões físicos. O controle dos itens é realizado por meio de câmeras de segurança, sensores e QR Codes – que identificam os hábitos de compra dos clientes e armazenam as informações em uma “lista de compras”. Ainda não há previsão do lançamento de novas lojas.
Saiba mais: https://www.amazon.com

___________________________________________________________________________________

MELHOR AMIGO AO PÉ DO OUVIDO
Viajar pelo mundo sem dominar a língua nativa dos países visitados está cada vez mais fácil. Lançados em 2017, os Pixel Buds, fones de ouvido sem fio do Google, prometem realizar tradução simultânea em até 40 idiomas, com o auxílio do Google Assistente e um smartphone compatível conectado via Bluetooth. Além de realizar traduções em tempo real, os Pixel Buds também servem como reprodutores de música, podem realizar tarefas junto ao Google Assistente e, segundo a empresa, garantem 24 horas de autonomia com apenas uma carga de bateria. O valor é de US$ 159, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.
Saiba mais: https://store.google.com

___________________________________________________________________________________

CASA CAMUFLADA
Em Monterrey, cidade que faz parte do estado Nuevo León, no México, a arquiteta Tatiana Bilbao usou vidro espelhado para criar uma casa que se mistura com a natureza. Chamada de Los Terrenos, o local é composto por ambientes que se misturam totalmente com o terreno – uma floresta. A casa possui uma área de 480 metros quadrados e foi criada em 2016, com a ideia de imitar a fauna e a flora existentes no local. Toda a área social da casa reflete o entorno; o dormitório principal possui vista para as árvores, e os outros quartos são subterrâneos, construídos com argila e terra batida.
Saiba mais: https://www.archdaily.com.br/br/office/tatiana-bilbao

___________________________________________________________________________________

UM NOVO JEITO DE CONTAR O TEMPO
Imagine que, num futuro próximo, as pessoas não irão mais contar o tempo em horas, minutos e segundos, mas sim em Flicks. Essa é uma das mais recentes novidades anunciadas pela rede social Facebook. O Flick tem quase 1,5 nanossegundo e foi criado com o objetivo de ajudar a empresa a sincronizar a taxa de ciclos em vídeos compartilhados na rede. O Flick foi apresentado oficialmente como “a menor unidade de tempo maior que um nanossegundo” e conta exatamente o tempo de exibição de um quadro em tela. A unidade, claro, será mais utilizada por programadores e técnicos que acompanham métricas em tempo real relacionadas ao Facebook.
Saiba mais: https://github.com/OculusVR/Flicks

___________________________________________________________________________________

QUENTE OU FRIO?
Desenvolvida pelos pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, a Embr Wave é a pulseira perfeita para quem sofre de ondas de calor ou frio. Isso porque ela é capaz, de forma rápida e prática, de esfriar ou esquentar uma determinada parte do seu corpo para melhorar a sensação térmica. Segundo uma descrição divulgada na página do produto, isso acontece porque, quando uma região do corpo muda repentinamente de temperatura, os nervos atingidos ativam áreas no cérebro que controlam o bem-estar e a sensação de frio e calor, modificando seu estado geral. Para funcionar, basta um toque pelo usuário na pulseira para que ondas sejam lançadas contra o corpo.
Saiba mais: https://embrlabs.com/

___________________________________________________________________________________

UMA VOLTINHA PELO PLANETA VERMELHO
Elon Musk pretende chegar a Marte em um futuro próximo com a SpaceX. Enquanto isso não acontece, por que não dar uma voltinha pelo local por meio de realidade virtual? Criado pela FMS Studios, em colaboração com a NASA, o jogo Mars 2030 promete uma imersão realista pelo nosso vizinho no Sistema Solar. O game foi desenvolvido com base em dados de satélites orbitais reais de Marte, e, ao começar a experiência, você irá viver dias marcianos completos e poderá explorar mais de 40 km2 de paisagem. Os gráficos do jogo, assim como os sons ambientais, levam o jogador, que incorpora um astronauta, a acreditar que está realmente em Marte. O game está disponível para HTC Vive, Oculus Rift e Playstation VR.
Saiba mais: http://store.steampowered.com/app/510850/Mars_2030/

 

 

Texto: Caio Caprioli | Imagens: Divulgação
Pilulas