Nelson Mandela

 

Rolihlahla Madiba Mandela só ficou conhecido como “Nelson” porque a escola onde estudou, localizada na região de Transkei, África do Sul, conferia um nome inglês a cada um de seus alunos – uma dentre as muitas práticas que anulavam a identidade da população negra de seu país, que sofreu por anos com o apartheid.

Atualmente, o nome Nelson Mandela é praticamente sinônimo de busca pela liberdade e igualdade civis e resistência à opressão. Sua oposição ao regime (que negava a “não brancos” direitos políticos, sociais e econômicos) o levou a ficar preso durante 27 anos (de 1962 a 1990). Mesmo detrás das grades, conseguiu mobilizar a opinião pública mundial contra a crueldade governamental da África do Sul.

Libertado, chegou à presidência, cargo que ocupou entre 1994 e 1999, após a primeira eleição democrática realizada no país. Aos 94 anos de idade, segue sendo uma sólida figura na defesa e promoção dos direitos civis. Hoje, prefere ser chamado por seu segundo nome, Madiba, para não manter vínculos com o passado sombrio de seu país.

por Leonardo Vinhas - foto: Corbis
One Vision